Home >> DESTAQUE >> Após luta da categoria, Governo publica Decreto das promoções dos Servidores Técnicos

Após a luta e pressão do Sintest, do Fórum dos Técnicos em parceria com a Fetrab, o Governo publicou o Decreto Nº 17.823  de 07 de agosto de 2017 que regulamenta os procedimentos gerais do primeiro processo anual da Avaliação de Desempenho Funcional dos servidores ocupantes de cargo efetivo das carreiras de Analista e Técnico Universitário. Com a publicação do Decreto, o Governo deve liberar a Instrução Normativa que definirá o processo. Agora, os RHs das UEBA devem unir esforços para que o pagamento das promoções saia ainda esse ano.

Luta do Sintest

Desde fevereiro desse ano que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest)  intensificou a luta em prol da pauta de reivindicações dos Servidores Técnicos da Uneb. Em março, foi realizada a primeira paralisação de 2017 fechando os portões dos 29 departamentos da Uneb para cobrar da Gestão da Universidade e do Governo do Estado o cumprimento dos direitos da categoria. Desde então, foram realizadas reuniões com a Reitoria e com a Saeb. Sem nenhuma sinalização de efetivar o que os Servidores reivindicavam, o Sintest encabeçou mais uma paralisação, realizada de 15 a 19 de maio, novamente fechando os portões da Universidade. O sindicato também ajuizou duas ações para garantir o pagamento das progressões de 2016 e o restabelecimento do pagamento de auxílio-alimentação.

De 26 a 30 de junho foi realizada nova paralisação pleiteando a implementação das progressões em folha de pagamento, a publicação da Instrução Normativa para abertura do processo de progressão e promoção funcional de 2017, extensão da carga horária de 30h para 40h e direito ao servidor técnico ao  incentivo à produção científica. Ainda em junho, o Governo liberou as progressões para 12 mil servidores da Bahia. A luta da categoria continuou para implementar as progressões em folha e liberar o Decreto das promoções. Uma nova paralisação foi realizada de 24 a 28 de julho com constantes reuniões do Sintest e do Fórum dos Técnicos na Saeb. Foram três encontros na Saeb ao longo de duas semanas, sempre cobrando do Superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, a publicação das promoções.

Esta é uma importante vitória para a categoria que se levantou e lutou, mostrou o seu valor e fez a sua voz ser ouvida por todos. Esta é uma conquista dos Servidores Técnicos que mostraram que não irão mais aceitar que seus direitos sejam usurpados. Nos levantamos e alcançamos mais essa vitória, mas A LUTA CONTINUA. Devemos continuar cobrando a publicação da Instrução Normativa e da constituição das comissões de avaliação.